Nada melhor do que ter um gramado verdinho, aparado e bem cuidado em casa. Se você colocou grama no seu quintal ou pretendo colocar, não deixe de conferir a série de dicas que preparamos para você:

Cuidados no plantio

O local de plantio deve estar devidamente adubado e nivelado, também é indicado que haja torneiras próximas para irrigação.

Também é necessário se certificar do tipo de grama e se ela é adequada para o local.

Depois de colocar as placas de gramas no solo, o mais indicado é fazer uma cobertura de terra vegetal com aproximadamente 0,02 cm de espessura.

Durante o período de adaptação (7 dias), irrigue diariamente a grama no final do dia, quando o sol estiver bem fraco, para que as folhas não sejam queimadas.

Manutenção

Nas semanas que não chover, regue o gramado.

Fertilize o gramado pelo menos no início da primavera e no final do verão.

Após cortar a grama, varra o gramado direitinho, pois as gramas cortadas podem formar uma camada de palha seca que prejudicará o arejamento do solo.

Nos meses muitos chuvosos, a grama pode adquirir um aspecto amarelado e ralo, o que pode revelar a presença de fungos, combata com os produtos adequados.

Aquela técnica de cobrir a grama com uma pequena camada de terra, indicado no plantio, também é ótima para possibilitar o nivelamento do gramado, portanto, faça uma vez por ano.

Dicas de poda

O primeiro corte da grama deve ser feito logo que a grama esteja enraizada, para incentivar o crescimento horizontal.

Nas demais vezes, apare cada vez que ela ultrapassar de 5 cm a 7 cm de altura.

Nos meses quentes, deixar o gramado um pouco mais alto pode ajudar, pois ele irá reter melhor a umidade do solo, porém não deixe muito alto, para não perder em beleza e uniformidade.

Cortes muito frequentes também pode prejudicar, tendem a esgotar as reservas nutritivas da grama, deixando-a suscetível a pragas e doenças.

As lâminas de corte devem estar sempre bem afiadas, para que o corte seja mais eficiente e que, ao invés de cortarem, não deixem as folhas com aspecto feio. As lâminas cegas também podem favorecer o aparecimento de pragar e doenças.

Varie o sentido do cortes a cada vez que for aparar a grama, para impedir a compactação do solo, prejudicial às plantas.

Nas primeiras horas da manhã, ainda há uma grande quantidade de orvalho sobre o gramado, portanto, evite cortar a grama nesse período.

Share